terça-feira, 19 de julho de 2016

Oclair Gabriel é absolvido da prática de seis furtos


A Justiça absolveu novamente Oclair Gabriel da imputação de seis furtos praticados em Taió após audiência ocorrida na tarde de hoje. Luciano Alves, denunciado no mesmo processo, não teve a mesma sorte e foi condenado por receptação culposa. Cabe recurso da sentença (processo n. 0000399-48.2015.8.24.0070).

O Ministério Público denunciou Oclair Gabriel por ter praticado uma série de furtos a residências e estabelecimentos comerciais entre janeiro e fevereiro de 2015, alguns durante à noite e mediante arrombamento ou escalada. Foram furtados tablets, aparelhos de DVD e de som, telefones celulares, gêneros alimentícios e de higiene, entre outros produtos. A maior parte dos bens foi recuperada, porque o próprio Oclair indicou para a polícia onde havia guardado os objetos furtados. Outros bens foram encontrados na posse de terceiros que afirmaram terem recebido ou comprado de Oclair, inclusive o segundo acusado Luciano Alves.

Apesar dos depoimentos das vítimas, dos policiais e de outras testemunhas arroladas pelo Ministério Público (ao todo foram ouvidas 10 pessoas), além dos demais elementos colhidos na fase do inquérito policial, o Juiz da causa entendeu que não havia provas de que Oclair Gabriel efetivamente furtou os bens.

O Ministério Público vai recorrer da sentença.

Oclair Gabriel é conhecido da comunidade Taioense. Há quase uma dezena de processos em tramitação, entre ações criminais e execuções de pena por lesões corporais, vias de fato, ameaças, furtos, invasão de domicílio, desobediência e desacato. Isso para não falar das ações penais e inquéritos policiais que foram arquivados...

Em fevereiro de 2016, após ter sido decretada a sua prisão preventiva pelo Tribunal de Justiça, Oclair foi absolvido por suposta falta de provas em outra ação penal por furto, razão pela qual o mandado de prisão não chegou a ser cumprido. O recurso dessa sentença aguarda julgamento do Tribunal de Justiça (processo n. 0002310-32.2014.8.24.0070).