quinta-feira, 6 de outubro de 2016

União de instituições garante a tranquilidade nas eleições

As eleições municipais na 46ª Zona Eleitoral de Santa Catarina, que abrange os municípios de Taió, Salete, Rio do Campo e Mirim Doce, transcorreram sem registro de incidentes graves. Isso se deveu em grande parte à união de esforços das instituições incumbidas de zelar pela normalidade do pleito eleitoral.

Desde a quinta-feira que antecedeu o domingo das eleições, o Ministério Público Eleitoral e as Polícias Civil e Militar realizaram rondas nas cidades para garantir que nenhum eleitor sofresse qualquer tipo de ameaça ou fosse cooptado por meio do oferecimento de dinheiro ou dádivas por candidatos ou seus apoiadores. Nessas operações, em especial na véspera da eleição, pessoas foram abordadas e orientadas a ficarem em suas casas por segurança. Também foram vistoriados dezenas de veículos e apenas em um deles foi encontrada uma arma de fogo. O proprietário da arma foi preso em flagrante e conduzido para o presídio de Rio do Sul.

No dia das eleições, o Promotor de Justiça Eleitoral, com o apoio da Justiça Eleitoral, visitou todas as cidades e circulou em dezenas de seções eleitorais para verificar a regularidade da votação, não encontrando nenhuma situação de risco ou ameaça graves, seja para os eleitores, seja para os mesários.

Por isso, o Ministério Público registra seu agradecimento a todas as pessoas que colaboraram com esse trabalho conjunto. Obrigado ao Capitão Maurício Oliveira, Comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, aos Delgados de Polícia Civil Ismael Gustavo Jacobs e Elisabete Figueiredo e a todos os policiais civis e militares pelo apoio nas rondas realizadas. Obrigado ao Juiz Eleitoral Rafael Espíndola Berndt pela serenidade na condução das eleições. E obrigado também às servidoras da Justiça Eleitoral Juliana Oliveira da Cruz Rossafa e Fernanda Coelho Pucci e toda a equipe do Cartório Eleitoral pelo empenho e pela dedicação aos trabalhos eleitorais.

Por fim, registra-se também um especial agradecimento às assistentes da Promotoria de Justiça em Taió Dalana Rosele Prochnow e Karolina Vitorino e ao estagiário Lucas Kleinschmidt pelo zelo, pela fidelidade e pela incansável parceria nos embates diários enfrentados pelo Ministério Público.