quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Juri popular condena acusado de homicídio tentado


Nilvo Felipi foi denunciado pelo Ministério Público por tentar matar Itacir Tedesco de Almeida em uma festividade comunitária na localidade Ribeirão do Bom Jesus em Taió/SC em 11/10/2009. Na ocasião, o acusado atacou a vítima pelas costas e golpeou-a com uma faca na região paravertebral direita.

O juri ocorreu hoje, 21/9/2016, no Forum de Taió. Depois do interrogatório do acusado, falaram o Promotor de Justiça e o Advogado de Defesa. Ao final, os jurados realizaram a votação dos quesitos, reconhecendo a ocorrência do delito, assim como a autoria por parte de Nilvo. Ainda, reconheceram que o crime foi qualificado, na medida em que Nilvo atacou a vítima pelas costas, dificultando a sua defesa. Finalmente, os jurados também reconheceram que o crime foi cometido após injusta provocação da vítima, fato que enseja a redução da sanção.

Diante da decisão dos jurados, o juiz da causa condenou o acusado a pena de 5 (cinco) anos de reclusão em regime inicialmente semi-aberto. O condenado poderá recorrer da sentença solto, uma vez que respondeu ao processo em liberdade até o presente momento.

A decisão dos jurados, segundo o Promotor de Justiça que atuou no caso, espelha o sentimento de justiça da comunidade do alto vale e demonstra a repulsa do povo por quaisquer atos de violência. "A convicção dos jurados revela que a sociedade está cansada da impunidade que só contribui para aumentar ainda mais a violência nas ruas", declarou o Promotor após a realização do júri popular.